sábado, 7 de maio de 2011

Gêneros textuais

Gênero escolhido: BATE PAPO POR COMPUTADOR
A internet sem sobra de dúvidas, influencia hoje em dia a vida da maioria das pessoas.é certo que as pessoas, hoje, não vivem sem acessar a Internet. Nem que seja uma vezinha por dia, para olhar os scraps. E parece mesmo que o scrap virou a mais moderna forma de se comunicar. Quando observamos os Scraps, observando suas funções notamos que ele é uma forma evoluída do bilhete comum e, como tal, carrega as mesmas funções do seu antepassado.
Falando em evolução, vamos sintetizar o que é um gênero textual:é o nome que se dá a cada tipo de enunciado, como: bilhete, redação, carta, scrap, e-mail, artigo científico (gêneros textuais escritos), palestra, notícia televisiva, rádio-novela (gêneros textuais falados), piada, canção, anedota (gêneros textuais escritos e falados) etc. Portanto O scrap é, então, um gênero textual que deixou de ser bilhete para se transformar no que é hoje. Uma forma rápida de comunicação via internet. Todas as vezes que surge um novo recado(scrap) o usuário do orkut fica sabendo através de uma janela ao lado que indica o número de scrap. no entanto o usuário pode responder instantaneamente. O scrap então conserva as mesmas características do bilhete, sofrendo apenas algumas modificações: o abreviação de palavras por ex. originando assim uma nova forma de comunicação;o surgimento do Internetês, que nada mais é que uma forma específica de se comunicar, cuja característica principal é a simplificação de palavras.
Portanto, deve-se usufruir do Internetês, separando-o dos lugares onde a norma culta ainda é necessária. Cada gênero textual carrega suas próprias características, inclusive no que diz respeito a que linguagem utilizar, ou não. Seria muito estranho vermos um scrap começando com "à Vossa Senhoria" ou finalizando com "Atenciosamente". O internetês tem lugar próprio para ser utilizado, assim como o tem o português padrão. Saber utilizar cada um em seu lugar é que faz de cada pessoa uma boa usuária da língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário