sexta-feira, 23 de março de 2012

trabalho sobre o uso de computadores na escola

Aluno (a): Cláudia Cirlene de Oliveira
Pólo: Salinas
Tutor:Adolfo Gonçalves Filho  
Atividade nº: 03
seminário II

É inevitável que a tecnologia influencie de forma surpreendente na sociedade atual. Portanto essa nova realidade afeta os mais diversos setores sociais. Podemos observar que excluir o uso de computadores nas escolas seria imaturidade de nossa parte.
Partindo do pressuposto que a criança já tem esse contato com a mídia digital fora do ambiente escolar, seria interessante professor intervir nessa questão, isso significa trazer aulas de informática para dentro da educação, no intuito de monitorar e educar o aluno sobre o uso consciente do computador. Incluir esse tema no ensino, porém tende a enfrentar várias dificuldades, tal como a resistência dos pais e professores tradicionais. Saliento, portanto que o computador por si só não é capaz de educar, e nem deve ser usado como única fonte de aprendizagem. Ele seria somente mais uma ferramenta a disposição dos educando no decorrer de sua vida acadêmica. Mas, para que isto aconteça, é necessário que o professor assuma o papel de mediador da interação entre aluno, conhecimento e computador, o que supõe formação para exercício deste papel. Um profissional bem qualificado irá desempenhar sua função de forma que o conhecimento adquirido pelo aluno não se mecanize uma vez que ele utilizará de uma máquina para auxiliá-lo na sua aprendizagem.
 A formação de professores capazes de utilizar tecnologias (em especial, o computador) na Educação, portanto, exige não apenas o domínio dos recursos, mas uma prática pedagógica reflexiva, que contemple o contexto de trabalho do professor (PRADO & VALENTE, 2003). Neste sentido, tomando por premissa que o uso de computadores nas escolas é fato já consumado defendemos porem  que o uso de computadores não garante por si só uma melhor qualidade de ensino.
Na elaboração de uma diretriz para inserir o computador nas escolas qualquer aspecto é válido desde que priorize o objeto mais importante que é o aprendizado bem feito do aluno. Alguns temas devem ser considerados, tais como:
1-    Apresentar ao aluno o computador como ferramenta de estudo e não como uma máquina de entretenimento.
2-    Desenvolver o raciocínio incentivando relacionar computador com os conteúdos que estão sendo estudados, levando em conta que uma simulação feita no computador surte melhor efeito do que a que fica só na imaginação.
3-    Impor limites quanto ao seu uso restringindo apenas para fim educacional
4-    Capacitar professores e pais na questão de gerir essa nova tecnologia e relacionar com a aprendizagem de suas crianças
5-    Preparar as escolas quanto à questão de espaço e tempo para inserir o uso da TIC.
.
            Notamos, porém que essa realidade, a de que o professor está despreparado para lidar com essa novidade, está sendo quebrada pelo fato de que hoje contamos com inúmeras universidades disposta a preparar o docente para manusear de forma satisfatória esses novos recursos tecnológicos.



Referencias:
Acessado em 23/03/2012 às 09:41 horas
Acessado em 23/03/2012 às 09:55 horas

2 comentários:

  1. Esse tema é de extrema importância, uma vez que o computador já virou mania. Tenho duas filhas, uma de tres anos e outra de sete anos e queria muito que ela aprendesse de forma correta o uso do computador.Resta a pergunta: que lugar seria melhor aprender? A escola não seria o lugar mais apropriado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com a colega e parabenizo ela pela dedicação

      Excluir